A seleção brasileira volta a campo nesta quinta-feira, contra a forte equipe do Uruguai, para disputar a 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do mundo de 2022 – lembrando que o Brasil tem apenas 10 jogos pois teve jogo suspenso contra a Argentina.
Confira as odds de Brasil x Uruguai
A equipe brasileira terá cinco mudanças na escalação em relação ao jogo contra a Colômbia, no último domingo, com a principal novidade por conta da entrada de Raphinha. Com isso, a equipe vai a campo com: Éderson, Emerson Royal, Lucas Verissimo, Thiago Silva e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar e Gabriel Jesus.
Prognóstico da partida e mercados
O Uruguai (4º) vem de derrota para a Argentina por 3×0 e não vence há 3 jogos. Já o Brasil (1º) não perdeu nenhuma vez na competição e a vitória garante a classificação antecipada para a Copa de 2022. Nas últimas 11 partidas, são 6 vitórias do Brasil e 5 empates. Destas, as duas equipes marcaram em 8 ocasiões, e apenas um jogo teve menos de 2 gols. Analisando estes números, 1X2: Brasil; Over/Under (mais/menos): Mais 1,5 e Ambas Marcarão: Sim são mercados interessantes para a partida.
Brasil na Era Tite
O adversário de hoje, apesar de não ser o mesmo Uruguai de outros tempos (vide copa do mundo de 2010), é o primeiro grande desafio de Tite após a derrota para a Argentina na final da Copa América. Em pleno maracanã, contra nossos maiores rivais e ressuscitando uma seleção que estava carente de títulos há tempos. Foi um grande baque para o treinador, que vem sendo alvo de críticas pelas más atuações e desempenho do Brasil pós copa.
Apesar disso, diferente do que muitos pensavam (e gostariam), Tite não caiu e parece ser definitivamente o técnico da busca do hexa em 2022. O ponto positivo, que vem garantindo sua permanência no cargo, são os números e resultados do treinador frente a equipe mais vitoriosa da história do futebol.
São 65 partidas comandando a seleção brasileira, com 48 vitórias, 12 empates e apenas 5 derrotas. É um impressionante aproveitamento de 80%, com 133 gols marcados e apenas 23 sofridos. Um saldo de 110 gols.
Com estes números, é muito difícil querer mandar um técnico embora. Pode-se dizer “mas olhem os adversários, não tem o mesmo nível de confronto que as seleções europeias”. É verdade, mas também é verdade que estamos na América do Sul e estes são os adversários que sempre enfrentamos durante as preparações e competições preparatórias para a Copa do Mundo. Indo além, nunca nenhum outro treinador ou grupo de jogadores com a camisa amarelinha tiveram o mesmo desempenho, nem mesmo na época de Ronaldo, Romário, Zico, etc..
Portanto, na partida de hoje, o que o Brasil precisa, mais do que uma vitória sobre o Uruguai, é voltar a encontrar um bom futebol. Jogar com qualidade mostrando variação tática, jogadas, dribles e empolgando o torcedor, para trazer de volta a esperança de que o Hexa venha em 2022. Mais do que vencer, é preciso convencer.
- Marco Lombardi
reply