Sem sombra de dúvidas, o cenário para as duas últimas etapas da Fórmula 1 não poderia ser mais atraente e empolgante para os fãs!  

Após reunião com Max Verstappen e Lewis Hamilton, os comissários da Fórmula 1 determinaram uma punição adicional de 10 segundos e dois pontos na superlicença ao piloto holandês da Red Bull Racing pela redução de velocidade que resultou em uma colisão com o inglês da Mercedes no GP da Arábia Saudita. 

Mas a decisão, anunciada já na madrugada de segunda-feira, no horário local (início da noite de domingo no Brasil), não muda o resultado da corrida, já que o terceiro colocado, o finlandês Valtteri Bottas, ficou a 16 segundos ao final da corrida no circuito urbano de Jeddah.

Os comissários ouviram Hamilton e Verstappen, além dos representantes das equipes e revisaram as evidências de vídeo e telemetria, determinando que o holandês é predominantemente culpado no caso, a mesma decisão tomada no acidente de ambos em Monza, na Itália.

 

 

Winner Mercedes’ British driver Lewis Hamilton (L) celebrates with champagne as second-placed Red Bull’s Dutch driver Max Verstappen walks off the podium after the Formula One Saudi Arabian Grand Prix at the Jeddah Corniche Circuit in Jeddah on December 5, 2021. (Photo by Giuseppe CACACE / AFP)

Confira o resultado final do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1

1.º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 2h06min15s118, após 50 voltas

2.º – Max Verstappen (HOL/Red Bull) – a 21s825

3.º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – a 27s531

4.º – Esteban Ocon (FRA/Alpine) – a 27s633

5.º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren) – a 40s121

6.º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) – a 41s613

7.º – Charles Leclerc (MON/Ferrari) – a 44s475

8.º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari) – a 46s606

9.º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) – a 58s505

10.º – Lando Norris (ING/McLaren) – a 1min01s358

11.º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin) – a 1min17s212

12.º – Nicholas Latifi (CAN/Williams) – a 1min23s249

13.º – Fernando Alonso (ESP/Alpine) – a 1 volta

14.º – Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) – a 1 volta

15.º – Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) – a 1 volta 

Não completaram a prova:

Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)

Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

Nikita Mazepin (RUS/Haas)

George Russell (ING/Williams)

Mick Schumacher (ALE/Haas)

A Mercedes saiu no lucro na Arábia Saudita em um sábado (4) de fortes emoções. Antes mesmo da classificação, a equipe chefiada por Toto Wolff se viu às voltas com um tour de Lewis Hamilton pela salinha dos comissários, graças a incidentes durante o terceiro treino livre, sem contar com uma falha no carro de Valtteri Bottas que forçou uma troca de motor de última hora. Com tudo resolvido em questão de 40 minutos e já em cima da sessão oficial do dia, o time ganhou o traiçoeiro circuito de Jedá para a definição do grid. E de uma sexta-feira em que pareceu dominante, a escuderia alemã se deparou com uma velocidade assombrosa da rival Red Bull.

E você, aposta em quem para ser o grande campeão da Fórmula 1 2021?